domingo, 20 de novembro de 2011

OS 10 MANDAMENTOS DE UM MODELO PROFISSIONAL

 

Os 10 mandamentos de um modelo profissionalOS 10 MANDAMENTOS DE UM MODELO PROFISSIONAL

 

Este não é um trabalho para todos.


 
             
Ser modelo fotográfico ou desfilar numa passerelle é um privilégio. Mas atenção: há regras que têm se ser cumpridas.
Muitas são as mulheres e homens que sonham com a carreira de modelo, e com isso não olham a meios para atingir o objectivo.
No entanto, para esta profissão existem alguns pontos que devem ser tomados em consideração para todos os que realmente querem triunfar e não cair no ridículo ou, simplesmente, acabar anorécticos.
Muitos, com a finalidade de ganhar dinheiro depressa, caem em propostas como trabalho pré-pago, as fotos
sensuais, eventos de camisa molhada, entre muitos outros. Tudo isto não serve mais do que denegrir a imagem do modelo como pessoa, retirando-lhe praticamente todas as hipóteses no futuro.
Ser modelo: um sonho que não está ao alcance de todos...
                                   Ser modelo: um sonho que não está ao alcance de todos...
Nesta profissão o necessário, sendo objectivos, é um bom “book” e a preparação numa boa academia de moda. Nada de ginástica “in extremis” ou tentativas de emagrecimento que na grande maioria dos casos terminam em hospitais.
O êxito alcança-se sim, mas com tempo, paciência. Sobretudo é necessário pensar que, pese o facto de ser uma dura realidade, ser modelo não é para todos. Ser modelo é uma profissão como outra qualquer e, para tal, há que saber como a exercer.

O tendenciasonline.com deixa aqui o esclarecimento sobre dúvidas acerca da tarefa de ser um modelo íntegro. Isto porque actualmente muita gente acredita que para ser modelo é apenas necessário ter um rosto harmonioso e uma boa figura.
Rosto lindo e harmonioso não basta para ser modelo
                             Rosto lindo e harmonioso não basta para ser modelo

Boa parte disto é falso, porque se assim fosse o mundo estaria repleto de “top models”.

Ficam a seguir os principais conselhos sobre o que devem ter e fazer os aspirantes a esta carreira.
1 – CARISMA
O carisma é a arma mais poderosa para um modelo. Um bom sorriso e uma boa atitude conquistam plateias, multidões e, consequentemente, clientes. E por clientes entendem-se estilistas, jornalistas, e tudo o mais que está entre ambos.
Mas o facto de ter êxito não implica que se perca a sensibilidade e amabilidade. É necessário recordar que assim como se sobe também se desce e boas energias abrem sempre portas. As relações públicas são fundamentais nesta carreira.
2 – EXERCÍCIO
O exercício é fundamental para um modelo uma vez que lhe permite manter o estado físico necessário. Neste campo são os homens que mais falham uma vez que não têm um corpo harmónico, e acabam por se tornar em figuras cómicas. Um modelo masculino deve desenvolver não só os braços, peito e abdómen. As costas, as pernas e a cinta são fundamentais para tornar o corpo totalmente proporcional.

Corpo masculino: o mais difícil de moldar
                                           Corpo masculino: o mais difícil de moldar
3 – ALIMENTAÇÃO
A alimentação é fundamental e deve ser feita de acordo com o ponto anterior. Não adianta comer “desalmadamente” e a seguir ir para o ginásio porque não resulta. Tão pouco o velho sistema adoptado por muitos o qual consiste na indução do vómito após comer (para alem de não resultar torna-se extremamente perigoso).
O corpo necessita de todos os grupos de alimentos, ao contrário do que as pessoas acreditam, pelo que o ideal é comer de forma adequada e balançada. É um enorme risco para um modelo excluir qualquer alimento da sua dieta uma vez que precisa de gozar de perfeita saúde para suportar as condições que alguns trabalhos impõem.
4 – AUTOCONFIANÇA
Chave fundamental para triunfar como modelo, as agências normalmente procuram alguém que para além de fisicamente perfeita tenha um elevado grau intelectual. Um profissional não pode sentir inveja do colega de trabalho, uma vez que isto demonstra falta de confiança em si próprio e, desta maneira, tentará superar a todo o custo um trabalho que não foi talhado para si, acabando por cair no ridículo.

Autoconfiança: a chave para o sucesso.
                                                         Autoconfiança: a chave para o sucesso.
Cada pessoa tem características próprias, logo deve entender que o trabalho que exerce é de acordo com as suas potencialidades a não “por favor”. É aqui que a autoconfiança tem um papel predominante numa aspirante à carreira de modelo.
 5 – AUTO-CONHECIMENTO
Conhecer-se a si mesma é um factor muito importante. O modelo tem que saber não só quais são as suas qualidades e virtudes mas também os seus defeitos. E aceitá-los. Assim, quando estiver a fazer um trabalho fotográfico, pode dizer ao fotógrafo de forma aberta quais quão os ângulos que favorecem a sua posição, quando se sente insegura, para que assim entre ambos possam tirar o máximo partido da sessão e sair reluzente nas imagens.
6 – ATITUDE
Ter uma boa atitude é fundamental, uma vez que ninguém gosta de trabalhar com alguém que durante o tempo todo se sinta uma estrela e o tente demonstrar. O trabalho de modelo não é fácil e na maioria das vezes é exigente, requer muitos sacrifícios e incómodos. Numa sessão fotográfica ou numa passarele deve-se fazer tudo aquilo que indicam assumindo assim uma posição responsável.

Pose e atitude, sºao virtudes de um modelo
                                   Pose a atitude
Claro que um modelo pode (e deve) dar sugestões, mas nunca impô-las.
7 – RESPEITO
Principalmente no meio feminino, muitas modelos usam tácticas de sedução e sexo para conseguir contratos. Se a verdade é que este sistema funciona a curto prazo, muito rapidamente ficarão com uma “marca” e acabam por ficar dependentes desta medida e jamais serão tomadas a sério.
8 – INOVAÇÃO
Para um modelo é essencial ter ideias e inovar. Nunca aparecer na passarela com a mesma atitude, ou ainda manter sempre a mesma pose em frente de uma objectiva. As pessoas cansam-se de ver sempre a mesma coisa e isto significa que também a pessoa em si deve esporadicamente mudar a sua imagem dando-lhe uma lufada de ar fresco.
9 – PROFISSIONALIDADE
Esta palavra indica que seja um trabalho pequeno ou de grande monta, uma sessão é uma sessão. Seja num bairro ou numa semana de moda internacional, um modelo profissional deve estar preparado para desfilar em qualquer situação (o mesmo se aplica a sessões fotográficas), desde que devidamente remunerado e, logicamente, seja um trabalho respeitável.
Nunca se deve esquecer que em muitos casos, os trabalhos mais medíocres podem-se converter num trampolim para realizar grandes eventos, pelo que todas as oportunidades devem ser aproveitadas.
10 – PREPARAÇÃO
Chegar pronta para um trabalho é o que distingue uma boa profissional. Principalmente no sector feminino, as mulheres devem-se apresentar já com a pele tratada (o que inclui uma limpeza facial) e a depilação feita, uma vez que nenhum destes tratamentos se podem realizar um dia antes do trabalho porque deixam a pele ressequida.
A verdadeira profissional não deve perder horas de sono na noite anterior a um trabalho, nem usar roupa ou objectos que deixem marcas na pele, uma vez que estas podem afectar o trabalho vai fazer.

Casting: o inicio.
                                      Casting: o inicio.
Um ponto muito importante, se não O mais importante: um modelo não deve chegar com um “look” diferente do que apresentou no casting. Esta é uma surpresa que não agrada.
Conclusão
Estas são os dez mandamentos de um modelo, masculino ou feminino. No entanto, outros factores devem ser tomados em consideração pese o facto de parecerem menos importantes.
Assim, um modelo deve ainda ter uma pele sã (não deve esperar que o Photoshop resolva tudo), ser sincera sobre alergias, fobias e outras coisas que possam afectar o trabalho, e ainda ser pontual, chave que marca o profissionalismo e a seriedade.
Depois disto, boa sorte e bom trabalho!
Imagens: Divulgação
                               


http://tendenciasonline.com/iv.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário