Vida de Modelo e Estilista não é feita só de glamour
Estresse, má alimentação, postura inadequada e uso contínuo de salto alto estão entre as principais causas dos problemas na coluna em profissionais do mundo da moda.
Aquela vida cheia de glamour, fama, festas impressionantes como pessoas lindas e etc não é exatamente o dia-a-dia das modelos e estilistas que participam de eventos como o Fashion Rio, Couro Moda ou São Paulo Fashion Week. Esses eventos são a oportunidade de estilistas e modelos se tornarem conhecidos e reconhecidos no mundo da moda, no entanto, passam por inúmeras pressões: da agência, dos organizadores, da mídia, além dos imprevistos corriqueiros.
Muito diferente do que algumas pessoas imaginam, a rotina das modelos não é nada fácil: cuidado com a balança, a rigidez dos horários, o estresse do trabalho, o uso contínuo do salto alto e a bateria de testes de casting estão entre os fatores que causam ansiedade e problemas na coluna, como lordose (aumento na curva lombar), dor nas costas e hérnia de disco. Já os estilistas também podem sofrer de dores na coluna devido à posição em que ficam para desenhar os croquis e fazer os ajustes nas roupas.
Os fatores de risco para dor nas costas são muitos. Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg, professora da Escola Paulista de Medicina e integrante do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, ter uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos monitorados, bem como cuidar da postura no dia-a-dia são fundamentais para a prevenção de doenças reumatológicas.
“O dia-a-dia dessas meninas é muito agitado. Muitas vezes elas dormem pouco, têm uma má alimentação e passam horas e horas em cima de saltos altíssimos. Além disso, na correria dos profissionais para trocar de roupa durante os desfiles, podem prejudicar a coluna com posturas inadequadas se não fizerem alongamento e tiverem um bom preparo físico”, explica a Dra. Evelin. “Modelos e profissionais que passam muito tempo em pé ou sentados sem tomar as devidas precauções são os principais candidatos a desenvolverem lordose, dor nas costas e hérnia de disco”, afirma a especialista.
Principais problemas:
- Lordose;
- Hérnia de disco;
- Dor nas costas;
- Erros de postura;
- Uso de salto alto;
Soluções:
- Alongamento;
- Acompanhamento médico;
- Exercícios físicos monitorados;
- Cuidados com a postura;
- Alimentação balanceada;
Sugestão de fonte: Dra. Evelin Goldenberg
Sobre a reumatologista: Autora do livro “O coração sente, o corpo dói – Como reconhecer e tratar a fibromialgia” (Ed. Atheneu), a médica Evelin Goldenberg é mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina. Ela defendeu tese de doutorado sobre o tratamento da fibromialgia com acupuntura. É coordenadora do curso de pós-graduação em reumatologia, com ênfase ocupacional do Hospital Albert Einstein, São Paulo, e professora colaboradora da disciplina de Clínica Médica da Unifesp-EPM.
Enviado por Andréa Bonaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário